HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DO CMER

HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DO CMER


O Centro Municipal do Ensino Rural Francisca Maria da Silveira Santos,foi criado através do Decreto nº 002/2000,de 09 de junho de 2000,com o objetivo de prestar acessoria técnica,pedagógica e administrativa às 13 Unidades de Ensino distribuídas na zona rural deste município,as quais oferecem Educação Infantil,Ensino Fundamental I e a modalidade de Eucação de Jovens e Adultos atendendo a uma clientela de aproximadamente 400 alunos.
O CMER,atualmente encontra-se sediado em uma das salas do prédio da Secretaria Municipal de Educação,dispondo de uma equipe técnico-adiministrativa composta de: 01 diretor,01 vice-diretor,01 coordenador pedagógico,um supervisor,01 secretário e 01 auxiliar de secretaria,além de um quadro docente de 26 professores, distribuídos nas Unidades de Ensino,sendo que a maioria possui habilitação em Magistério (Ensino Médio) e alguns cursando Licenciatura em Pedagogia.
Desde 2009 o CMER,tem procurado concentar suas ações no sentido de garantir uma educação de qualidade às crianças,adolescentes,jovens e adultos da zona rural,para tanto adotou a metodologia do Programa Escola Ativa,que embora ainda não esteja totalmente interiorizada já é perceptível as mudanças significativas na prática docente de sala de aula.


segunda-feira, 30 de maio de 2011

Formação do VI Módulo do Programa Escola Ativa

Quem faz o Programa acontecer nos Municípios
Prof. Dr. Alessandro Azevedo e Ananda Lúcia

Quem faz a Escola Ativa acontecer no Estado do RN

Zelda (Profª. Ministrante do curso) e Ananda Lúcia




















“Tecnologia e educação são inseparáveis”
“Se a tecnologia não formar uma boa escola, tão pouco, podemos dispensá-la”
                                                                  Profº: Dr. Arnon – UFRN
Presenciamos cotidianamente a inquietação de turmas muitas vezes superlotadas, convivemos em um ambiente rodeado de informações que bombardeiam a mente dos discentes, tornando-os muitas vezes alienados, e cabe a nós educadores a missão de associar o novo ao correto, acrescentando a nossa prática os recursos tecnológicos que nos rodeiam fora da escola, sabendo sua funcionalidade e o poder de sua aplicabilidade.
Sabemos também da dificuldade em levar para a prática a teoria, que requer a consciência de que mudar é necessário, porém não representa mudanças vazias, necessitamos dosar metodologia e tecnologia, visando sempre uma educação de qualidade.

Para tal, o Programa Escola Ativa promoveu a capacitação do seu VI Módulo, tendo como tema: Tecnologia na Educação do Campo, buscando contribuir para a implantação dessa concepção nas escolas rurais.   

domingo, 29 de maio de 2011

BIIBLIOTECA MUNICIPAL PROFESSOR JOSÉ DE ARIMATEIA SERÁ MODERNIZADA



Esta semana a Biblioteca Publica Municipal Professor José de Arimatéia passará por reformas para melhor abrigar os equipamentos e livros que já estão chegando, graças a projeto aprovado pelo Ministério da Cultura.
A Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura, publicou no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 20 a 22), do dia 5 de maio de 2009, a relação das propostas classificadas e desclassificadas do Edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais. Foram selecionados 200 projetos, no Estado do Rio Grande do Norte apenas 04 municípios foram selecionados, além do município de Tenente Ananias,  Major Sales, Venha Ver e Serra Caiada.

Foram inscritas 926 propostas, destes, 200 receberão o kit de modernização do Ministério composto de 1.000 livros, mobiliários e itens de ambiência e ainda um Telecentro Digital com 11 computadores conectados à internet banda larga, por meio de parceria com o Ministério das Comunicações.

O edital é um prêmio aos projetos das bibliotecas. “Sabemos que não bastam apenas livros. É preciso dotar as bibliotecas de condições que a tornem um ambiente dinâmico e atraente, transformando-a em um epicentro de formação leitora”, diz Fabiano dos Santos Piúba, diretor de Livro, Leitura e Literatura do MinC.

Para a prefeita Maria José Jácome a aprovação deste projeto só confirma a valorização que a Gestão Municipal de Tenente Ananias vem dando à educação, oferecendo as crianças, adolescentes e adultos o incentivo à leitura e o acesso universal à informática. A Prefeita aproveitou a oportunidade para frisar o bom trabalho que vem sendo feito à frente da secretaria de educação e parabenizou pela aprovação do projeto