HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DO CMER

HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DO CMER


O Centro Municipal do Ensino Rural Francisca Maria da Silveira Santos,foi criado através do Decreto nº 002/2000,de 09 de junho de 2000,com o objetivo de prestar acessoria técnica,pedagógica e administrativa às 13 Unidades de Ensino distribuídas na zona rural deste município,as quais oferecem Educação Infantil,Ensino Fundamental I e a modalidade de Eucação de Jovens e Adultos atendendo a uma clientela de aproximadamente 400 alunos.
O CMER,atualmente encontra-se sediado em uma das salas do prédio da Secretaria Municipal de Educação,dispondo de uma equipe técnico-adiministrativa composta de: 01 diretor,01 vice-diretor,01 coordenador pedagógico,um supervisor,01 secretário e 01 auxiliar de secretaria,além de um quadro docente de 26 professores, distribuídos nas Unidades de Ensino,sendo que a maioria possui habilitação em Magistério (Ensino Médio) e alguns cursando Licenciatura em Pedagogia.
Desde 2009 o CMER,tem procurado concentar suas ações no sentido de garantir uma educação de qualidade às crianças,adolescentes,jovens e adultos da zona rural,para tanto adotou a metodologia do Programa Escola Ativa,que embora ainda não esteja totalmente interiorizada já é perceptível as mudanças significativas na prática docente de sala de aula.


domingo, 20 de fevereiro de 2011

Escola Ativa/Formação-Revendo os módulos I,II,III e IV

Princípios da Educação do Campo:
" Princípios relacionados, como elementos fundantes e orientadores de uma política Estadual da Educação do Campo" (GPT/ MEC)
Objetivo:
" Implementar a política de Educação das populações rurais em articulação com os movimentos sociais do campo para atender as necessidades sociais, econômicas, culturais em torno de um projeto educacional que promova o acesso com permanência aos vários níveis de escolarização."
Metas:
(Plano Estadual de Educação - RN)
  •  Garantia da Universalização e da oferta de vagas para a educação do campo em todos os municípios do RN.
  • Aumento dos índices de escolarização das populações rurais;
  • Garantia de formação técnica adequada aos docentes e pessoal técnico-administrativo que atuam nas escolas do campo.
EDUCAÇÃO DO CAMPO 
"... A educação deve abranger os processos formativos que se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais organizações da sociedadecivil e nas manifestações culturais."
Estudo para fundamentação.







Caprichando na montagem dos cantinhos de aprendizagem.

Momento de descontração.

Sorriso para foto.


Apresentação dos trabalhos.

Momento de socializar.


Cantinhos de aprendizagens na prática.








Pose para foto oficial.

Formadoras Profª Magna e Ananda em serviço...

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