HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DO CMER

HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DO CMER


O Centro Municipal do Ensino Rural Francisca Maria da Silveira Santos,foi criado através do Decreto nº 002/2000,de 09 de junho de 2000,com o objetivo de prestar acessoria técnica,pedagógica e administrativa às 13 Unidades de Ensino distribuídas na zona rural deste município,as quais oferecem Educação Infantil,Ensino Fundamental I e a modalidade de Eucação de Jovens e Adultos atendendo a uma clientela de aproximadamente 400 alunos.
O CMER,atualmente encontra-se sediado em uma das salas do prédio da Secretaria Municipal de Educação,dispondo de uma equipe técnico-adiministrativa composta de: 01 diretor,01 vice-diretor,01 coordenador pedagógico,um supervisor,01 secretário e 01 auxiliar de secretaria,além de um quadro docente de 26 professores, distribuídos nas Unidades de Ensino,sendo que a maioria possui habilitação em Magistério (Ensino Médio) e alguns cursando Licenciatura em Pedagogia.
Desde 2009 o CMER,tem procurado concentar suas ações no sentido de garantir uma educação de qualidade às crianças,adolescentes,jovens e adultos da zona rural,para tanto adotou a metodologia do Programa Escola Ativa,que embora ainda não esteja totalmente interiorizada já é perceptível as mudanças significativas na prática docente de sala de aula.


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Um pouco da história do Proinfo


PROINFO

O QUE É?
O ProInfo Integrado é um programa que busca integrar e articular a distribuição dos equipamentos tecnológicos para as escolas (computadores, impressoras e outros equipamentos de informática), realizada pelo Proinfo, à oferta de cursos de formação continuada e a uma série de conteúdos e recursos multimídia e digitais, por meio do Portal do Professor, da TV Escola etc.
Para isso, são ofertados a professores e gestores das escolas públicas contempladas com laboratórios de informática pelo ProInfo, a técnicos e outros agentes educacionais dos sistemas de ensino responsáveis pelas escolas e por núcleos de tecnologia educacional, três cursos de formação continuada e um curso de especialização.

OBJETIVO:
Proporcionar a inclusão digital de professores, gestores de escolas públicas da educação básica e a comunidade escolar em geral, e a dinamização e a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem, por meio de promoção do desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos.
MARCO LEGAL:
Resolução/CD/FNDE nº 25 de 23/08/2010
Decreto nº 6.300
PORQUE FOI CRIADO?
Considerando que um dos objetivos do ProInfo é promover a formação continuada dos profissionais de educação, foi criado o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado, cuja implementação destaca-se sobretudo pelo regime de parceria estabelecido entre União, estados e municípios que não só beneficia milhares de escolas urbanas e rurais de todo o país, como vincula-se a outras ações para levar conexão à internet em banda larga e disponibilizar outros recursos tecnológicos para uso didático-pedagógico.
CURSOS OFERTADOS:
Formação continuada:
Ø  Introdução à educação digital (40 hs);
Ø  Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100 hs);
Ø  Elaboração de projetos (40 hs);
Especialização:
Ø  Tecnologias em educação;


Dados do município de Tenente Ananias:
Escolas contempladas com laboratórios do Proinfo:
ü  Esc. Mul. Ana Regina Alves Fernandes
ü  Esc. Mul. Areamiro Gomes da Silveira
ü  Esc. Mul. Francisco Evilásio Alves de Sousa
ü  Esc. Mul. Olinto Moreira do Nascimento
ü  Esc. Mul. Joaquim Boaventura do Nascimento
ü  Esc. Mul. Francisca Maria da Silveira Santos
ü  Unidade de Ensino Daniel Galdino Duarte
ü  Unidade de Ensino Francisca Valentina da Conceição
ü  Unidade de Ensino Francisco Moreira do Nascimento
ü  Unidade de Ensino Joaquim pinto de Oliveira
ü  Unidade de Ensino Joaquina Pinto Lopes
ü  Unidade de Ensino Manuel pires de Sousa
ü  Unidade de Ensino Maria Gomes Vieira
ü  Unidade de Ensino Pedro Cardoso de Paiva

Cursos de Formação continuada:
v  39 cursistas concluíram o Curso de Introdução à educação digital (40 hs)/2010;
v  40 cursistas estão cursando o Curso de Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100 hs)/2011;
v  40 vagas previstas para o Curso de Elaboração de projetos (40 hs)/2011


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