O Blog do Centro Municipal do Ensino Rural do Município de Tenente Ananias-RN, tem como objetivo divulgar nosso trabalho enquanto Instituição, bem como compartilhar experiências referentes ao nosso dia-a-dia,além de disponibilizar recursos digitais-pedagógicos para toda a comunidade escolar,contribuindo para a construção de um aprendizado significativo e uma gestão democrática.
HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DO CMER
O Centro Municipal do Ensino Rural Francisca Maria da Silveira Santos,foi criado através do Decreto nº 002/2000,de 09 de junho de 2000,com o objetivo de prestar acessoria técnica,pedagógica e administrativa às 13 Unidades de Ensino distribuídas na zona rural deste município,as quais oferecem Educação Infantil,Ensino Fundamental I e a modalidade de Eucação de Jovens e Adultos atendendo a uma clientela de aproximadamente 400 alunos.
O CMER,atualmente encontra-se sediado em uma das salas do prédio da Secretaria Municipal de Educação,dispondo de uma equipe técnico-adiministrativa composta de: 01 diretor,01 vice-diretor,01 coordenador pedagógico,um supervisor,01 secretário e 01 auxiliar de secretaria,além de um quadro docente de 26 professores, distribuídos nas Unidades de Ensino,sendo que a maioria possui habilitação em Magistério (Ensino Médio) e alguns cursando Licenciatura em Pedagogia.
Desde 2009 o CMER,tem procurado concentar suas ações no sentido de garantir uma educação de qualidade às crianças,adolescentes,jovens e adultos da zona rural,para tanto adotou a metodologia do Programa Escola Ativa,que embora ainda não esteja totalmente interiorizada já é perceptível as mudanças significativas na prática docente de sala de aula.
domingo, 10 de abril de 2011
terça-feira, 5 de abril de 2011
Prova ABC em breve...
Exame para medir a alfabetização das crianças começa a ser aplicado no País
Ao todo, 6 mil alunos devem participar da primeira edição da Prova ABC
Da Redação do Todos Pela Educação
A Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), exame inédito que pretende medir a qualidade da alfabetização das crianças que concluíram o 3º ano (antiga 2ª série), começou a ser aplicada em todo o País a 6 mil estudantes. A partir desta semana até meados de maio, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares vão mostrar seus conhecimentos sobre leitura, escrita e matemática.
A iniciativa é uma parceria do Todos Pela Educação com o Instituto Paulo Montenegro, a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As entidades pretendem oferecer, com essa avaliação, um panorama de como anda a alfabetização no País.
“É uma meta termos todas as crianças alfabetizadas até os 8 anos de idade. Mas, até o momento, não tínhamos um instrumento para verificar se os estudantes adquiriram as habilidades esperadas para o início do Ensino Fundamental. Por isso, a iniciativa é tão importante”, explica Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação.
Quem participa
Uma amostra de 262 turmas, totalizando 6 mil alunos, foi selecionada por sorteio entre escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do País. A seleção levou em conta a proporção das escolas de cada rede.
Uma amostra de 262 turmas, totalizando 6 mil alunos, foi selecionada por sorteio entre escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do País. A seleção levou em conta a proporção das escolas de cada rede.
Apenas uma turma de 4º ano (3ª série) de cada uma das escolas selecionadas participará da Prova ABC. "A participação das escolas sorteadas é fundamental. Esse apoio é imprescindível para realizar o exame, e dele depende o acompanhamento do aprendizado nas séries de alfabetização", afirma Priscila.
Cada criança vai responder a 20 itens (questões de múltipla escolha) de leitura ou de matemática - o estudante fará testes de apenas uma das duas áreas. Além disso, deve escrever uma breve redação, com tema único para todos os participantes.
A aplicação do exame não será feita pelo professor, e sim por um aplicador externo, que orientará os alunos. A correção também será feita fora da escola e, após o processamento dos dados, serão divulgados resultados por região e para o País como um todo. A previsão é a de que eles estejam disponíveis no fim de junho.
Histórico
Até 2010, apenas a Provinha Brasil avaliava as habilidades dos estudantes do início do Ensino Fundamental. Esse exame, formulado pelo MEC, é voluntário e aplicado a estudantes do 2º ano. Os resultados da Provinha Brasil não são divulgados e servem para que os professores tenham um diagnóstico do aprendizado de seus estudantes.
Até 2010, apenas a Provinha Brasil avaliava as habilidades dos estudantes do início do Ensino Fundamental. Esse exame, formulado pelo MEC, é voluntário e aplicado a estudantes do 2º ano. Os resultados da Provinha Brasil não são divulgados e servem para que os professores tenham um diagnóstico do aprendizado de seus estudantes.
Já a Prova ABC tem como objetivo retratar a situação do País e, nesta edição, oferecerá resultados regionais e do Brasil. Não serão expostos os desempenhos das escolas selecionadas.
http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/14493/exame-para-medir-a-alfabetizacao-das-criancas-comeca-a-ser-aplicado-no-pais
Capacitação do V módulo Escola Ativa
Formadora do Programa Escola Ativa de Tenente Ananias, Ananda Lúcia participa de capacitação em Natal no período de 28/03 a 01/04, que teve como tema: Gestão Educacional no Campo, para melhor atender as necessidades dos professores de nossa rede e prestar assistência direta as escolas rurais que aderiram a metodologia do programa.
Assinar:
Postagens (Atom)