HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DO CMER

HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DO CMER


O Centro Municipal do Ensino Rural Francisca Maria da Silveira Santos,foi criado através do Decreto nº 002/2000,de 09 de junho de 2000,com o objetivo de prestar acessoria técnica,pedagógica e administrativa às 13 Unidades de Ensino distribuídas na zona rural deste município,as quais oferecem Educação Infantil,Ensino Fundamental I e a modalidade de Eucação de Jovens e Adultos atendendo a uma clientela de aproximadamente 400 alunos.
O CMER,atualmente encontra-se sediado em uma das salas do prédio da Secretaria Municipal de Educação,dispondo de uma equipe técnico-adiministrativa composta de: 01 diretor,01 vice-diretor,01 coordenador pedagógico,um supervisor,01 secretário e 01 auxiliar de secretaria,além de um quadro docente de 26 professores, distribuídos nas Unidades de Ensino,sendo que a maioria possui habilitação em Magistério (Ensino Médio) e alguns cursando Licenciatura em Pedagogia.
Desde 2009 o CMER,tem procurado concentar suas ações no sentido de garantir uma educação de qualidade às crianças,adolescentes,jovens e adultos da zona rural,para tanto adotou a metodologia do Programa Escola Ativa,que embora ainda não esteja totalmente interiorizada já é perceptível as mudanças significativas na prática docente de sala de aula.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Formação do VI Módulo do Programa Escola Ativa


“Se a tecnologia não forma a boa escola, tão pouco, podemos dispensá-la”
                                                                                (Prof. Dr. Arnon – UFRN)
Estamos em um período de reformulações, novas tecnologias estão sendo introduzidas cotidianamente na nossa vida, vemos suas influências no comportamento humano, nas roupas, nos valores, entre outros...
A escola também se adéqua a essa realidade, incorporando na sua metodologia, novos recursos a ela disponíveis, podemos citar como exemplo os laboratórios de informática, assim como outros menos sofisticados. É para o aprimoramento desse trabalho que o PEA direciona sua VI capacitação, tendo como tema: Tecnologia na educação do campo.
Prof. Dr. Arnon (Natal, maio 2011)

Formação do PEA

Formação do VI Módulo

Marcos Germano (Formador PROINFO) Colaborador 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

SESI Indústria do Conhecimento

 Visita ao SESI/ Campina Grande- PB 
  O SESI Indústria do conhecimento é um espaço organizado com biblioteca, DVDteca, CDteca, Gibiteca, fantoches, jogos educativos, jornal local e periódicos, além de computadores com acesso a internet. São mais de 1.000 títulos de diversos gêneros a sua disposição gratuitamente!
É o conhecimento a sua disposição!

 Deixamos a dica para as pessoas que além da oportunidade tem também o esforço para aprender! O SESI oferece um espaço super organizado, com diversos títulos e o melhor GRATUITAMENTE para você aprimorar seus conhecimetos!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Capacitação do V módulo do Programa Escola Ativa




"A organização não deve ser atribuída somente aos secretários, mas a cada um de nós"                                                                                                         
 Profº Dr. Antonio Lisboa Leitão

É com essa concepção que a Educação através da autonomia procura estabelecer novos padrões, criando um poder horizontal e descentralizado.
O Programa Escola Ativa, tenta oferecer para os professores e alunos do campo  uma metodologia voltada para suas particularidades, deixando de se espelhar em uma idéia de obscuridade, salientando o que espaço rural tem de melhor a oferecer.
Para isso o V Módulo do programa Escola Ativa, que tem como tema: Gestão Educacional no Campo. Apresentando alguns passos para a consolidação de uma Gestão democrática e eficaz através da implantação dos Conselhos Escolares, Colegiados, e uma reformulação do PPP. Priorizando sempre a participação da família na escola, para que juntos possamos construir uma educação de qualidade.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Projeto Horta na Escola

Professores PEA, técnicos da EMATER, Coordenação em visita a principal horta que abastece a cidade

Público Alvo – Destinado a alunos das Escolas Municipais e Estaduais de Tenente Ananias – RN.

Justificativa:
Um número crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o
ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos. Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo.
O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas com o uso da borra de café ou plantio de coentro, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.
Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores.